Lista bitcoinheiros brasileiros para acompanhar
À medida que globalmente avançamos na curva de adoção do Bitcoin, é natural que também vejamos um aumento de pessoas que se interessam por Bitcoin e que decidem explicar e defender o uso desta tecnologia para o público amplo. Como expliquei com a analogia ao teclado QWERTY, o sistema fiat é aquela tecnologia ineficiente que só se mantém nos dias de hoje por causa dos poderosos interesses entranhados em sua manutenção, ainda que às custas da população em geral.
Bitcoinheiros são simplesmente as pessoas que tentam mostrar que já está disponível a todos uma alternativa técnica e moralmente superior. O fato de a adoção do Bitcoin ser voluntária, e não, como nas moedas fiat, ser imposta via coerção ou violência, torna necessária uma comunidade ativa que use de argumentos racionais e morais para a defender a propagação orgânica do Bitcoin.
Bitcoin é um protocolo descentralizado open source, Bitcoin não é uma empresa. Por isso, ninguém fala pelo Bitcoin, não existe nenhum tipo de hierarquia interna. Ninguém representa o Bitcoin. Mas muita gente contribui para o Bitcoin de diversas formas: desenvolvendo, revisando o código, implementando novas camadas ou softwares, comprando, vendendo, acumulando, promovendo sua adoção, explicando, criando diferentes hardwares (nodes, chips de mineração especializados, hardware wallets), escrevendo livros, traduzindo, criando documentários, participando de podcasts, criando canais, músicas, memes, camisas, artes em geral, promovendo encontros ou simplesmente falando com amigos e parentes.
Nos últimos anos esse conjunto de pessoas que apoiam o Bitcoin aumentou muito. No Brasil, também vimos uma explosão de novos bitcoinheiros e de conteúdo bitcoinheiro. Um conteúdo de altíssima qualidade, por sinal. Eu costumo acompanhar vários deles e achei útil compartilhar aqui uma lista de pessoas, páginas e canais bitcoinheiros brasileiros que eu costumo seguir.
Estou digitando essa lista de cabeça, incluindo só pessoas que eu conheço que publicamente já contribuíram para a propagação do Bitcoin e que certamente não veem problema em associar sua identidade ao Bitcoin, mas vou editando assim que eu me lembrar de alguém mais que possa ter ficado de fora. Pode ser também que ao longo do tempo surja algum alguém ou algum canal novo, então vou manter esta lista em constante atualização. Se você quiser me sugerir algo ou alguém que não está incluído na lista, sugiro que faça um comentário com a sugestão ou me envie diretamente um email.
Para ficar mais didático, dividi a lista por temas. É possível que alguém ou algum canal navegue por vários temas, então esta divisão temática que proponho é meramente aproximada. Para entender o Bitcoin, é necessário dominar minimamente um conjunto de temas, então é comum, por exemplo, que um desenvolvedor bitcoinheiro, especializado na parte técnica do protocolo, também faça considerações sobre a conjuntura econômica – o próprio Satoshi inaugurou essa prática inscrevendo uma consideração política e macroeconômica no bloco gênesis “The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks”.
Por fim, na lista há alguns canais de Youtube, canais de Telegram e vários perfis no Twitter – que, depois do Bitcoin Talk Forum e do Reddit, foi praticamente o ponto Schelling de discussão do Bitcoin – mas estou sentido que o Twitter está com os dias contados. Com o aumento da censura oficial e extra-oficial e com a falta de privacidade dos usuários e por fundamentalmente o Twitter ser uma empresa centralizada, muitos bitcoinheiros estão aos poucos migrando para o Nostr, um protocolo de comunicação descentralizado muito promissor – é possível que em pouco tempo tenhamos uma migração em massa daquela para esta. Para preservar a anonimidade de quem está no Nostr, vou colocar aqui a chave só de quem expressamente me autorizar. Geralmente, quem já migrou do Twitter para o Nostr e não vê problemas em vincular sua identidade indicou no próprio perfil sua chave Nostr, então é só verificar no perfil do Twitter para saber a chave correspondente.
Há certamente muitos anônimos e pseudônimos que não estão nesta lista e que contribuem muito para a propagação do Bitcoin de diferentes formas no Brasil mas não querem ser identificados. Quero aqui também agradecer a estas pessoas. Muito obrigado! Agradeço também àqueles que estão nesta lista e que cumprem o papel fundamental na disseminação desta tecnologia que vai tornar este mundo mais livre, próspero e justo.
Desenvolvimento & Aspectos Técnicos do Bitcoin
Bitcoin & Economia
Hardware e Produtos
Rodolfo Novak (Coinkite)
Memes
Empreendedores, Empresas & Organizações
Foco no Usuário & Temas Gerais/Cypherpunk
Bitcoin, Filosofia & Sociedade
Bitcoinblackpill (Telegram)
21 Milhões (Podcast)
Os Intankáveis (Podcast)
Bitcoin & Cristianismo
Evangelho BTC (Telegram)